novembro 14, 2010

José e Pilar - O Filme

Título Original: José e Pilar
Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Elenco: José Saramago, Pilar del Rio e Gael García Bernal
Duração: 125 min
Origem: Portugal

Sinopse: A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río. Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo - ou, pelo menos, em torná-lo melhor. José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, "tudo pode ser contado de outra maneira".

Trailer:


Não me tinha apercebido das saudades que tinha de Saramago. Quer se concorde ou não com as suas opiniões e forma de viver, a realidade é que foi um homem especial e, creio que muito se deveu também à convivência com Pilar del Rio. Gosto dos dois como seres humanos, porque sinto que o que viveram foi uma espécie de conto de fadas dos tempos modernos.
Estou muito curiosa para ver o filme.

Não me canso de ver o trailer que, ainda por cima, tem uma música linda! A música chama-se Palco do Tempo e é de Noiserv, um projecto musical de um jovem surpreendentemente talentoso, David Santos. Podem conhecer mais dele aqui:
http://www.noiserv.net/
http://www.myspace.com/noiserv
http://www.noiserv.net/site/Leitor_mp3/noiserv_leitor_mp3.html

A não perder, estreia dia 18 de Novembro.

8 comentários:

  1. Eu adoro José Saramago, a sua mente brilhante e a sua capacidade de reflexão. Emociona-me.
    É um filme que não quero perder de forma alguma.

    ResponderEliminar
  2. Saramago também me emociona, não só como escritor mas também como a pessoa que sempre foi. Estou muito curiosa para ver o filme.

    ResponderEliminar
  3. O filme não me cativa muito, talvez porque não esteja muito por dentro de quem foi José Saramago realmente (sei o básico e pouco mais), e muito menos a sua esposa, Pilar.
    Mas gostei do trailer, e tens razão: a música está fabulosa.

    ResponderEliminar
  4. De Saramago pode dizer-se que viveu uma vida cheia. E dessa vida fez parte um grande amor que só poderia ter nascido de dois corações enormes. Aguardo o filme com muita expectativa.

    ResponderEliminar
  5. Também estou curiosa por ver este filme, N. Martins! Na semana passada terminei de ler mais um livro do autor e também dei por mim a pensar o mesmo, das saudades que ele deixou...
    O projecto de David Santos é sem dúvida para ouvir em repeat. ;) Vale muito a pena! Gosto desta do trailer, mas também gosto muito desta:
    http://www.youtube.com/watch?v=Mlx-BqxAbYM

    ResponderEliminar
  6. Ana C. Nunes: É natural que não cative se não fores fã do escritor. :) A música é muito boa! Adorei!

    JL: Também eu aguardo o filme com expectativa. Gosto mesmo dos dois e acho fantástica a história de amor que viveram. É de filme mesmo. :)

    tonsdeazul: Também gosto muito dessa que puseste no link. Se não fosse pelo filme não me teria cruzado com Noiserv. Gosto imenso da voz dele. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu assisti ao filme 3 vezes e gostaria muito de assistir outras tantas vezes. Queria saber se alguém pode me dizer quem canta a última música do filme. É uma linda música e diz respeito ao desejo de se viver um pouco mais...

    ResponderEliminar
  8. Sálvea: É mesmo um filme que vale a pena ver e rever. :) Não sei quem será o autor dessa música que referes (já não me recordo da música) mas, aqui: http://www.joseepilar.com/joseepilar.html, no separador "equipa" podes ver quem participa na banda sonoro do filme.

    ResponderEliminar